01 fevereiro, 2010

Avatar - Eu gostei.

"...daqui há alguns anos você vai poder contar para seus filhos e netos que presenciou a revolução do 3D no cinema. O que provavelmente será rotina na vida deles, começou este ano, com este filme..."

Depois de queimar um pouco (segundo alguns amigos) o filme 2012, tenho que tirar o chapéu para o diretor (e ex camioneiro) James Cameron e sua equipe técnica.



Sim, equipe técnica, caso você ainda não tenha assistido ao filme, assista (se possível em 3D), pois daqui há alguns anos você vai poder contar para seus filhos e netos que presenciou a revolução do 3D no cinema. O que provavelmente será rotina na vida deles, começou este ano, com este filme.

Certo, posso estar exagerando um pouco, a tecnologia 3D existe desde os anos 50, obvio que não da forma como conhecemos agora.

Então, quais as novidades?

Avatar é o primeiro filme a ser exibido 100% na tecnologia 3D. Os outros filmes te faziam usar o óculos o filme inteiro, quando na realidade era útil em apenas algumas sequências. Isso acontecia devido a tecnologia 3D anterior provocar dores de cabeça e tonturas nos usuários quando expostos por muito tempo.

A Sony apostou então alguns dólares para que James Cameron (também formado em física) desenvolvesse uma nova câmera para o formato 3D, isso lá pelo ano 2000.

O resultado pode ser conferido no cinema 3D mais próximo, uma filme de 164 minutos totalmente em terceira dimensão.

Outra novidade é a caracterização dos personagens e do ambiente em si, nada de máscaras nos atores e isopor nas pedras e árvores. Exceto nas cenas com atores "reais" (os humanos, pra ficar mais claro) o resto é - tudo, tudo, mas tudo mesmo - digital.

As imagens CGI (Computer-generated image 1   2) são utilizadas há bastante tempo também, em Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe e outros. Em Avatar,os atores utilizavam uma malha com pequenos pontos reflexivos que eram capturados simultaneamente por 140 câmeras, essas imagens geram um banco de dados, que será utilizado depois pela equipe de animadores para criar virtualmente os movimentos dos atores devidamente caracterizados.

Para as expressões faciais, tão marcantes no filme, o sistema é parecido com o anterior, só que ao contrário do que se pensa as cenas não são gravadas em ordem, como em um filme comum. Em um diálogo de duas pessoas, cada uma grava, individualmente, as suas falas e expressões com uma câmera há alguns centímetros do rosto e com a pele marcada por diversos pontos coloridos, como se pode ver na imagem aí do lado, essas imagens também geram um banco de dados que vai ser usada pelos animadores para criar a cena em questão.

A trama, apesar de um pouco repetida - os humanos querem alguma coisa dos outros, e não fazem muita questão de usar a ética para conseguir o que querem, se alguém lembrar de EUA x Iraque, tudo bem - foi perfeitamente "costurada" no filme.

Agora nos resta esperar os próximos filmes, entre os mais aguardados estão Alice no País das Maravilhas, do Tim Burton (Abril de 2010) e a sétima parte da franquia Jogos Mortais (outubro de 2010), são filmes bem distintos e que já chegam com a nova tecnologia 3D.

Então, acostume-se a pagar um pouco mais pra assistir filmes em 3D, a experiência com certeza será válida.

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