23 março, 2010

Quem diria!

"Pela primeira vez, vou me dirigir "aos leitores deste blog", agradeço todos os acessos, estou identificando os assuntos mais buscados e vou tentar desenvolver mais conteúdo sobre estes. Os posts sobre ciência, religião e história estão entre os mais acessados."


SURPRESO, acho que essa é a palavra que define o momento.


Quem me conhece há algum tempo já deve ter me ouvido ao menos uma vez "reclamar" que NINGUÉM LÊ ESSE BLOG !!", pois era o que eu pensava mesmo e fora algumas pessoas que eu mesmo pedia pra acessar, pra ler este ou aquele post em específico, achava que ninguém além destas pessoas lia mais nada por aqui.


Cheguei a colocar alguns contadores de acesso, mas estes se mostraram muito incorretos, a maioria não te permite excluir o IP da máquina que mais acessa o blog (no caso, a minha), levando a uma contagem inexata e/ou irreal.


Depois da mudança radical do layout resolvi que iria encontrar um contador que ao menos fosse fiel aos resultados, mesmo que fosse desanimador imaginar um contador com duas ou três visitas.


Pesquisei sobre vários destes Widgets e encontrei um realmente interessante. Trata-se do Histats (que você vê em azul no rodapé desta página), apesar de ser totalmente em inglês, tenho certeza que qualquer pessoa da "web 2.0" vai encontrar os caminhos sem maiores problemas, é o que eles chamam de software intuitivo.


Além das funções básicas de qualquer contador, visitas totais, visitas "hoje" e pessoas OnLine, ele tem outras funções úteis pra qualquer blogueiro interessado em conhecer seu público.


Umas destas funções é o "Geolocation", como o nome sugere, é uma ferramenta que, através do IP da pessoa, localiza, em um mapa de onde partiu o acesso ao blog cadastrado. 


Fiquei muito contente em ver que, além dos acessos que eu esperava - Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador - o blog teve acessos inimagináveis (até agora), vários dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.


E não é só a cidade de acesso que o contador mostra, ele também te permite visualizar de que forma a pessoa chegou até o blog, se foi uma pesquisa do google, link direto, redirecionamento...etc.


Diz quanto tempo a pessoa ficou conectada ao site e que páginas ela acessou, até as imagens que foram maximizadas podem ser conferidas no painel do contador.


Além de gerar gráficos de tendências de horários de acesso, palavras mais buscadas, browser/OS mais utilizado.


Enfim, uma super ferramenta, totalmente gratuita e de fácil acesso, recomendo à todos.


Pela primeira vez, vou me dirigir "aos leitores deste blog", agradeço todos os acessos, estou identificando os assuntos mais buscados e vou tentar desenvolver mais conteúdo sobre estes. Os posts sobre ciência, religião e história estão entre os mais acessados.


Pretendo colocar mais ferramentas que facilitem a navegação e ajudem a encontrar o que se busca, desde que isso não "polua" demais o estilo mais clean que o blog assumiu e que me agradou bastante.


Aproveito também para deixar um pedido aqui:


Se você leu;
Gostou ou não;
Concorda ou não;
COMENTE !


Acredito que seja o que qualquer blogueiro que não faz "CTRL + C / CTRL + V" por aí para postar espere. Pelo menos eu espero, espero que as pessoas pensem sobre o que eu escrevo, que ajude, entretenha, informe, seja de que forma for, quem vem até aqui.


Como diria o professor Luis Augusto Fischer - "Não há o que não haja".

Nenhum comentário:

Contador de Visitas