03 abril, 2011

Google Chrome Beta 11

A eterna corrida entre navegadores (ou Browser, se preferir) continua.

Depois do lançamento do Internet Explorer 9 e do Firefox 4 o Google disponibilizou a versão beta do Google Chrome.

As principais novidades são quase imperceptíveis para os "usuários mais comuns" (como eu) mas devem facilitar a vida de quem navega na rede, entre as novidades, destacam-se:

Maior suporte a linguagem Hypertext Markup Language 5 (vulgo HTML5)
O Chrome oferece suporte à essa linguagem desde a versão 9, mas promete ampliar a utilização nessa versão, assim como o IE9 e o Fire4.
Para quem não sabe, o padrão HTML5, que já é chamado por alguns de Assassino do Flash, promete eliminar o uso daqueles malditos plugin's que insistem em travar, entre eles o Java, o Flash e o Silverlight, só para citar os mais famosos. 

Suporte aprimorado à WebGL.
Que seja lá o que for, deve melhorar alguma coisa, em algum lugar distante.

Fale com o navegador.
Nada de "bombordo e estibordo" (não vou culpá-los se não entenderem a piada). O Chrome desenvolveu um App de reconhecimento de voz, na tentativa de ser a "cereja do bolo" (penso eu), o aplicativo permite que você "fale" uma palavra em qualquer caixa de texto, como nos buscadores (até no concorrente Bing) ou ainda fale seu e-mail na página de login do Gmail. Por enquanto o suporte é maior às palavras em Inglês, mas ele reconheceu algumas em português. Uma outra funcionalidade é twittar, clicando no ícone e falando a frase que deseja postar no microblog.
Com um pouco de treino consegui buscar os termos "2 and a half man" - "hp.com (tem que dizer êidgi-pi-dot-com)" - "how to use google" e até "Guilherme" no gmail.

O google também resolveu mudar seu logotipo, sem efeitos 3D, mais "liso", ficou com uma cara mais séria, apesar de ainda se parecer com o clássico joguinho musical da Estrela, o Genius.

ANTES DEPOIS 


Então é isso.

Se você quiser testar o Chrome Beta 11, clique aqui
Se quiser instalar o App Speechify, aquele do reconhecimento de voz, clique aqui
Para conhecer outros Apps, entre na Chrome Web Store, aqui.


E se você não entendeu nada, não sabe o que é Apps, WebGL e HTML5, nem sabia que existia o Chrome e ainda usa o Internet Explorer 6 - clique aqui.



Nenhum comentário:

Contador de Visitas