22 outubro, 2009

Estudo sobre a saudade.


"E mais uma vez, a salvação de tudo resume-se em uma palavra - Equilíbrio - não no sentido literal de "Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas", mas no sentido de saber balancear os sentimentos, evitar que um ou outro tome conta da situação..."

Que palavrinha difícil.

Não de dizer, obviamente, mas de sentir.

Sentir uma palavra? coisa de louco.

Mas vocês sabem do que eu estou falando. Quando a gente descobre a palavra saudade?
Alguém aí lembra?
Quando foi que tu deu sentido pra essa palavra pela primeira vez?

Estou tentando puxar na memória.....

Provavelmente tenha sido por causa do meu Pai, Seu Jorge (não, não é o músico). Quando eu era criança, ele viajava bastante, ficava sempre 3/4/5 dias fora de casa.
Então eu devo ter associado saudade com "sentir a falta de", a literatura e a música dão vários outros sentidos pra saudade, inclusive a etimologia desta.

Dizem que o termo foi cunhado pela primeira vez por navegadores portugueses, para se referir a falta, a lembrança, a nostalgia, a melancolia que sentiam ao lembrar de casa, e tem origem na palavra latina "solitáte".

Tom Jobim e Vinícius de Moraes escreveram assim em Chega de Saudade:

"Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai

Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca"


Acho que essa é a definição mais comum, inclusive na Wikipédia - "Saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor."
Apesar de definir a palavra, pouco fala pra quem sente.
A saudade é estranha:
Pode-se sentir saudade de alguém que tu viu a pouco menos de 5 minutos? Sim.
Pode-se sentir saudade de alguém que não volta mais? Sim.
Pode-se sentir saudade de alguém que te fez sofrer? É absurdo, mas, sim.
Pode-se sentir saudade de um objeto, local, animal, situação? Sim, sim, sim, sim.

Que sentimento é esse, que mesmo o mais racional e cético dos seres é capaz de sentir?
Que mesmo com a certeza do re-encontro do "objeto de sua saudade" não faz diminuir essa falta, e pior, mistura com ansiedade, angústia.

Isso deve ter algo a ver com a "possessividade" do ser humano, mas é inevitável, o amor (outra palavrinha complicada) tem dessas coisas.

E mais uma vez, a salvação de tudo resume-se em uma palavra - Equilíbrio - não no sentido literal de "Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas."
Mas no sentido de saber balancear os sentimentos, evitar que um ou outro tome conta da situação, eu escrevi num outro post, confuso como este, sobre os vários sentimentos que podem passar pela cabeça de alguém em apenas alguma horas, e de como estâmos a mercê destes, mesmo pessoas não bi-polares podem passar de um estado (alegria) à outro (tristeza) ouvindo apenas uma palavra.

Será que a saudade teve alguma função "evolutiva"? por que será que esse sentimento ainda mantén-se tão vivo mesmo na era da informação? em que raramente perdemos o contato com alguém que gostamos muito? não sei. Essa nem o tio Darwin explica. Será que dá pra definir saudade apenas como "falta física" de alguém ou alguma coisa?
Será? um sentimento tão bonito e poético, pode ser fisiologicamente a falta de um corpo ou objeto? qual o poder desse corpo/objeto em "matar a saudade"?

Isso era pra ser um "estudo" acabou virando um "questionário".
É, a maldição da prolixidade.

Conclusão:
"Nunca mais abro a janela do meu quarto, num dia cinza".

Nenhum comentário:

Contador de Visitas