22 julho, 2009

Vídeo 3/10 - A Origem da Vida Fácil de Entender

“...Por que uma pintura não pode pintar-se sozinha? Simples, por que ela é feita de elementos químicos que não podem se auto-replicar. Matéria viva, do contrário contém um elemento químico que pode se auto-replicar, mesmo se deus tiver feito o DNA, ele não precisa interferir toda vez que animais acasalam-se, o DNA funciona sozinho, a verdadeira pergunta é “como o DNA apareceu”?...”





O vídeo anterior encerrou a visão científica para o surgimento do universo, nesse vídeo vamos ver as hipóteses científicas para o surgimento de Vida na Terra.

Começamos bem, Kirk Cameron, ainda vamos vê-lo muito nesses vídeos, com suas incríveis idéias. A wiki inglesa nos diz que ele foi Ateu até os 17/18 anos, e depois disso desenvolveu uma “crença em deus”. Bom, se ele desenvolveu essa crença, apoiado na idéia de que “se uma pintura existe, é prova de que existe um pintor” e no “Crocopato”, tenho minhas dúvidas sobre sua sanidade mental, mas, cada um com seus cada quais.


00:01s /00:13s - “Quando Bill O'Reilly pediu para que Kirk Cameron apresentasse seu melhor argumento para provar a existência de deus, ele respondeu:
- O fato que uma pintura existe, prova que um pintor deve existir, o corpo humano prova que um “engenheiro” deve existir.

E lá vamos nós, derrubando argumentos.
00:33s / 00:52s - “...Por que uma pintura não pode pintar-se sozinha? Simples, por que ela é feita de elementos químicos que não podem se auto-replicar. Matéria viva, do contrário contém um elemento químico que pode se auto-replicar, mesmo se deus tiver feito o DNA, ele não precisa interferir toda vez que animais acasalam-se, o DNA funciona sozinho, a verdadeira pergunta é “como o DNA apareceu”?...”

Pausa para entendermos o DNA:
Eu ia resumir aqui, mas a wikipédia já fez essa parte, então é só ctrl+c/ctrl+v mesmo:
O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

Primeiro passo, de onde vem os nucleotídeos?

01:16s / 01:58s - “...então o que os cientistas acreditam sobre a origem da vida? Vejamos isso passo a passo, o primeiro passo envolve olhar para a Terra primordial, 4,7 bilhões de anos atrás, geralmente molhada, muito quente e com uma atmosfera composta por vários tipos de gases, hidrogênio, acido cianídrico, metano e amônia entre eles, o DNA é uma grande corrente de moléculas, feitas por somente 4 tipos diferentes de nucleotídeos (Guanina, Timina, Adenina e Citosina), então a primeira pergunta é de onde vieram os nucleotídeos? Não, não existe a necessidade de imaginar deus espalhando-os na Terra, eles conseguem se formar bem, sozinhos. Em 1961, ácido cianídrico e amônia foram deixados de molho em uma solução aquosa em um laboratório, em condições muito similares as da Terra primordial, deixada sozinha, a solução produziu adenina...”

A experiência a qual o vídeo se refere, é a do bioquímico espanhol Joan Oró que repetiu a experiência de Sranley Lloyd Miller acrescentando ácido cianídrico à mistura básica de Miller e obteve, além do consabido, alguns peptídeos e purinas, entre as quais havia a adenina, um componente essencial do DNA.

Segundo passo, de nucleotídeos para polinucleotídios:

02:06s / 02:25s - “...uma vez que nucleotídeos são formados, o próximo passo é juntá-los para fazer correntes, chamadas de polinucleotídios, nos anos 80, pesquisadores descobriram que uma argila chamada montmorilonita - que era abundante no solo dos oceanos primordiais e em piscinas de água quente na Terra – são os perfeitos catálises para esse processo...”

Terceiro passo, de polinucleotídios para RNA:

02:25s / 02:55s - “...algumas dessas longas correntes de polinucleotídios, como ácido ribonucléico ou RNA, são capazes de fazer cópias de si mesmo, as cópias não são sempre perfeitas, falhas acontecem, porém, algumas cópias de moléculas mal feitas seriam melhor adaptadas ao meio ambiente do que outras, essas moléculas bem sucedidas continuariam a se replicar e passar suas características, enquanto moléculas mais fracas ou menos adaptadas se decomporiam, no decorrer de milhões de anos o RNA se tornou mais complexo...”

Quarto passo, de RNA para DNA:

02:55s / 03:12s - “...uma simples trança, tornou-se duas tranças e a mais bem adaptada molécula DNA evolui-se, uma das diferenças entre RNA e DNA, é que o DNA precisa de proteínas para se replicar, proteínas são feitas de aminoácidos que são chamados regularmente de os tijolos de construção da vida...”

Quinto passo, formação de aminoácidos:

03:12s / 03:49s - “...então, de onde vieram os primeiros? Não, não houve necessidade de deus, a mesma experiência que produziu nucleotídeos da “sopa primordial” de ácido cianídrico e amônia, também produziu bastante aminoácidos, e longas correntes de aminoácidos, chamados polipeptídios. Montmorilonita revelou ser uma maternidade natural para vários tipos de elementos químicos orgânicos complexos. Enquanto moléculas de DNA replicavam-se, elas também dividiam seu meio ambiente com outros elementos químicos que prosperaram em argila de Montmorilonita. Um grupo, chamados de lipídeos, tem uma tendência natural de agrupar-se formando estruturas esféricas, chamadas de micela...”

Sexto passo, de DNA para Células primitivas:

03:49s / 04:17s - “...por que estavam melhor protegidos (em micelas), eles (os lipídeos) sobreviviam melhor, e se replicavam com mais sucesso, daí então você tem as primeiras células primitivas, elas não se parecem em nada com as células complexas de hoje por um bom motivo, elas evoluíram muito num período de 3,7 bilhões de anos...”

Conclusão:

04:17s / 04:25s - “...o que você viu nesse vídeo foi um processo químico que nos levou de elementos químicos não vivos para células primitivas em mais ou menos 1 bilhão de anos...”

Você ainda acha que cientistas acreditam que vida veio do NADA?
Qual desses processos é impossível de acontecer?
Se deus realmente criou a vida, então, quando ele veio? No primeiro passo? No segundo? E porquê?
Se o processo químico pode ocorrer sozinho, por que precisaria de interferência?

Antes do fim do vídeo, ainda são derrubados mais alguns argumentos de quem não acredita em todo este processo, vejamos:

1º “É impossível que composições químicas simples formem outras mais complexas, sem a interferência de alguém. Sim, coisas simples sempre se decompõem para formar coisas mais simples.”
Bom, se você for até uma biblioteca, ou mesmo na internet, com um pouco de força de vontade, você encontrará a citada experiência de Joan Oró, dentre os mais de 200 trabalhos científicos que ele publicou (ele faleceu em 2 de setembro de 2004), em outro vídeo iremos entender o método científico e veremos que não é nada fácil publicar esses trabalhos, eles tem que atender a diversas regras, criadas para evitar o que acontece com a religião, que qualquer um, sem provas, possa sair por aí dizendo o que bem entender.

2º “Mas isso vai contra a segunda lei da termodinâmica
Vamos a ela
"A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo"
O que não tem nada a ver com isso tudo que foi falado, se você tiver paciência para ler a segunda lei da termodinâmica, pelo menos a Descrição geral, neste link, entenderá ao que me refiro.

3º “Ninguém tem certeza disso, ninguém viu isso acontecer”
E começa a apelação.
Não precisamos estar na cena de um crime quando este acontece, pois aprendemos a seguir pistas para descobrir o que provavelmente aconteceu. Não precisamos estar ou ter registro de que um vulcão entrou em erupção há mais de 500 anos, desde que as provas estejam lá. Se você não acredita nisso, poderá ter sérios problemas com a lei, pois se suas digitais estiverem em uma arma, numa cena de “homicídio por arma de fogo”, não existe deus que lhe salve de um bom tempo na cadeia, e nem os policias e muito menos o juiz estavam lá pra saber se você atirou ou apenas tocou na arma, de bobo mesmo.


Essa é a minha resposta, a do vídeo é:

06:43s / 07:16s “...o que eu posso dizer é que a origem da vida tem uma explicação natural, em todos os casos referentes a ciências, vamos com a explicação natural, por que se existe uma explicação natural que se encaixa em todas as evidências, ela faz mais sentido que um Supernatural sem evidência, que conta com a intervenção de seres invisíveis e indetectáveis. O conhecimento do mundo a nossa volta não é um jogo de adivinhação, é um rastro de pistas, e esse rastro de pistas mostra claramente que divindades não são necessárias para explicar como a vida começou na Terra...”

Finalizamos o terceiro vídeo, esse foi longo hein, no próximo vídeo veremos:
A história Da Terra Fácil de Entender

Até lá.

Nenhum comentário:

Contador de Visitas