08 dezembro, 2009

Curtas (ou não)

"...ao contrário do que o Wagner Moura diz à respeito da prova objetiva, não quer estimular o raciocínio, nem a originalidade, mas sim a prolixidade e a restrição aos textos auxiliares."

Tenho várias pequenas coisas pra dizer, sobre muitos assuntos, e escrever um post sobre cada ia me consumir muito tempo, então, compile-mo-as.

Tentando manter uma certa ordem.

O último post sobre o escritor era sobre a campanha de doação de livros para que liberassem o livro para leitura no site.
Daquele post pra cá, algumas coisas aconteceram:
As doações aumentaram significativamente, ultrapassaram os 300 mil livros, mérito pra campanha, não pude fazer muito à respeito, mas minhas sinceras 6 doações estão lá.
O livro já está liberado no site para leitura.
No dia 04/12/2009, na Livraria Saraiva Megastore do Shopping Praia de Belas, estavam homenageando o escritor Érico Veríssimo (patrono da loja) e estariam lá o Luis Fernando Verissimo e Família, para receber a homenagem.
Graças a Talitah, (integrante das Hienas Verissimianas) que informou o fato, pude estar presente na ocasião e claro, comprei o livro "Os Espiões" e pedi (envergonhado) um autógrafo, ganhei até uma dedicatória - Para o Guilherme, um abraço do Luis Fernando Verissimo - e obviamente, "devorei" o livro.
Como não poderia deixar de ser, a história é fantástica, muito bem enredada, totalmente dentro do estilo do LFV, me lembrou em alguns momentos o livro "O Clube dos Anjos", mas isso não deve ser visto de forma depreciativa, pelo contrário.
Recomendo à todos a leitura do livro.





Fiz a prova "piada do ano", primeiro roubada, depois falsamente roubada e, por último, erroneamente corrigida.
E resolvi postar minha redação (que minha namorada achou boa, ela não é linda? aiai), eu não achei, mas antes que me acusem de "falsa modéstia", explico que tenho um certo receio com redações do ENEM, pois na última que fiz (em 2007) e que eu considerava um bom texto, recebi a ridícula nota de 25 pontos. Até hoje credito isso a algum erro de correção, pois conheço gente que escreve "mau" e tirou notas bem acima disso. Por isso minha preocupação com essa, não me preocupei com o texto em si, pensando apenas em não fugir à estrutura padrão e ao texto padrão, que, ao contrário do que o Wagner Moura diz à respeito da prova objetiva, não quer estimular o raciocínio, nem a originalidade, mas sim a prolixidade e a restrição aos textos auxiliares.
Então, tá aí, quando sair a nota, em fevereiro, veremos o que se passa na cabeça dos corretores.

Filme 2012
Assisti na semana passada, muito bem acompanhado por minha bela e inteligente namorada (suspiros), no Cinesystem do Total, e acho que devo comentar, um filme tão aguardado por todos, merece uma criticazinha pelo menos.
Não era o que eu esperava, pelo menos não pelo que foi apresentado no Trailer. Mas também, bobagem da minha parte, achar que o filme traria algo diferente de um Independence Day, já que "objetivo" era parecido. E nem vou entrar nos critérios "clichês" e "barra forçada". Eu gostei da atuação do Woody Harrelson, muito bem escalado pra ser o "Charlie". Fora isso, um belo espetáculo de efeitos especiais e sequências de ação, nada mais.

Era isso, por enquanto, acabo de provar minha pouca eficiência em resumos.

2 comentários:

CaroL Rios disse...

hoje que eu to disposta a ler, tu escreve só isso? haha

bom, qto ao livro... já que tu recomenda, vou dar um jeito de ler...já que faz meses que não leio nada que não seja relativo ao vestibular xD

qto a redação, fica tranquilo...teve coerência, a proposta, respeitou os 'direitos humanos' e blabla...ao contrario da minha :s oh God, só em fevereiro pra saber né, paciência

e qto ao filme...forçaram a barra mesmo, mas os efeitos mataram a pau!
só queria ver tu comentando 'lua nova' aheuaheuhae

bjs!

Guilherme Santos disse...

e olha que eu pensei que tinha escrito muito....hehehe

O livro é bom mesmo, recomendo todos os do LFV, inclusive tenho um em PDF "O Jardim do Diabo", tão bom quanto esse, se quiser...

A redação, só nos resta exercitar a parcimônia.

E quanto ao filme, acho que tu não vai me ver comentando lua nova, pelo menos não em sã consciência...heheh
Aguarde a Crítica do novo do Almodóvar ;)

Contador de Visitas