07 janeiro, 2010

Há 10 anos.

"Depois desse primeiro estágio, não parei mais, em Abril, quando eu fizer 24 anos, posso dizer sem exageros que estou há 10 anos no mercado de trabalho."

Há 10 anos aproximadamente, eu iniciava minha vida profissional, precisei de uma autorização do Juizado de Menores de Cachoeirinha, e ouvir o Juiz me perguntar se eu estava indo trabalhar por vontade própria ou estava sendo obrigado à isso.

Era vontade mesmo (e necessidade também), eu tinha 14 anos, estava no 2º ano do Ensino Médio e pensava - tenho menos de 2 anos pra estagiar, ou vou sair da escola sem nunca ter feito nada na vida.

Minha função?
Estagiário Auxiliar no Desenvolvimento de Sites na Factual Web

Me sentia o máximo, o melhor PC que as pessoas tinham em casa era um Pentium III para os mais abonados ou um AMD K6 II 450, em geral. E a velocidade da internet ainda dependia muito da internet discada. Eu trabalhava num recém lançado Pentium IV, rodando Windows ME (Milenium Edition), para construir sites em HTML usava o pacote da Macromedia (Fireworks, Dreamweaver e Flash), além de ter internet via rádio, com incríveis 300Kb de velocidade.

Não que fizesse muita diferença a velocidade. Os sites eram bem "toscos" e muitos eram pesados porque enchiam de imagens inúteis que demoravam um tempão pra carregar.

Óbvio que eu fazia 500 outras funções, como bom estagiário, do cafezinho aos serviços de banco.

Trabalhava 4 horas por dia, das 8hs as 12hs, ganhava 120 reais por mês, saia do estágio para o curso de Artes Gráficas no turno da tarde e do curso para o Colégio à noite.

Foi dureza, mas sobrevivi e valeu muito, a única coisa que comprei na época foi um Violão Kashima (que tenho até hoje), em 6 vezes (o tempo que durou esse estágio), o resto da grana era administrado pela Mãe, para as contas de casa.

Depois desse primeiro estágio, não parei mais, em Abril, quando eu fizer 24 anos, posso dizer sem exageros que estou há 10 anos no mercado de trabalho.

Mas a idéia (ainda posso usar esse acento?) era falar da década que passou.

A revista SuperInteressante deste mês de Janeiro trouxe na reportagem principal as "37 Revoluções da Década".

Separei algumas que achei interessantes.

Como a revolução da informação - a morte do Michael Jackson demorou 25 minutos pra ser veiculada em Grandes Jornais e Redes e 29 minutos pra derrubar o google, que achou que estava sob ataque de hackers.

A revolução das mulheres - que nunca estiveram em tantos cargos de Chefias de Estado pelo mundo, chefes de família pelo Brasil e nunca fizeram tantas plásticas quanto nesta década.

A revolução da Ciência - que barateou o processo de mapear o Genoma de qualquer pessoa (tu pode ter o teu mapeado por menos de 60 mil dólares, chegou a custar 300 milhões em 2003), as células tronco viraram realidade. Descobertas neurológicas colocaram algumas novas palavras na boca das pessoas, dislexia, transtorno bipolar, TOC e DDA entre outras. A ciência conseguiu fazer o Teletransporte (de um átomo, por enquanto), deixou objetos grandes invisíveis à olho nú.

As revoluções da tecnologia - alguém lembra do Cadê? do Altavista? do Aonde? sumiram. Motorola Razr V3? Nokia 9210? também sumiram. O Google dominou a internet, como a Microsoft dominou a produção de SOs. As redes sociais explodiram (e algumas devem sumir), o orkut já era, o myspace também, tendência agora é o Facebook e o Twitter que desde 2006 só aumentam, enquanto os outros diminuem.

E a revolução da consciência ambiental - tu agora sabe o que é Sustentabilidade, Aquecimento Global, Sequestro de Carbono, Gases do Efeito Estufa, que a Água vai acabar e sabe o que deve fazer, só falta começar.

Você tem 10 anos (ou 2, segundo alguns).

Nenhum comentário:

Contador de Visitas